jusbrasil.com.br
25 de Julho de 2021
    Adicione tópicos

    Porque a cobrança judicial é melhor que a cobrança administrativa?

    Bento Jr. Advogados, Advogado
    Publicado por Bento Jr. Advogados
    ano passado


    Projeto de analista sobre finanas masculinas executivas Foto gratuita

    As cobranças extrajudiciais ou administrativas são tratadas com abordagem amigável junto ao devedor, são apresentadas alternativas para quitar a dívida, inclusive com parcelamentos.

    Quando o devedor for mais resistente, a cobrança passa a ser mais forte, avisando que serão tomadas as medidas judiciais para cobrar a pendência.

    Pense que este método equivale a você ter em sua empresa um profissional bem treinado que saiba argumentar e pressionar para receber o crédito, mas sua cobrança fica limitada a conversar, e se não houver boa vontade do devedor suas chances de receber acabam por aí.

    Algumas empresas, extrapolam a cobrança amigável protestando o devedor, situação que dificilmente fará você receber a dívida e acabará com qualquer boa vontade.

    Um problema da cobrança administrativa que pode ser feita dentro de sua empresa, e geralmente é, acontece quando você é muito tolerante e com o tempo perde o direito de cobrar, perdendo todo o dinheiro da sua empresa porque foi muito legal e compreensivo.

    As cobranças judiciais por sua vez têm caráter mais técnico, e na maior parte do tempo não envolvem negociações.

    O credor reúne os documentos que comprovam a dívida, demonstram juros, multas e correção, mais a dívida principal e pedem para o Poder Judiciário mandar o devedor pagar.

    Se não pagar pediremos bloqueio das contas correntes e de carros, se precisar penhoramos a própria unidade e levamos a leilão os bens para pagar a dívida.

    Às vezes é possível negociar, mas em posição privilegiada, pois já temos garantias, apoio judicial e seu direito de cobrar não irá terminar até que o devedor pague toda a dívida.

    Então entendemos que a cobrança judicial é muito melhor que a cobrança administrativa, pois a judicial cobra tudo corrigido e com multas, te permite negociar melhores condições enquanto na cobrança administrativa temos que aceitar o que devedor quiser pagar, as vezes temos que dar descontos para receber algo e aceitar esse desrespeito, na cobrança judicial o credor só dá desconto em condições que lhe favoreçam, pois, seu direito de cobrar nunca vai sumir.

    Por Gilberto de Jesus da Rocha Bento Junior, advogado e contabilista expert em advocacia empresarial, pós-graduado em direito empresarial, direito processual, direito tributário, empreendedorismo e tribunal do júri, cursou doutorado em direito constitucional. Acredita que para obter sucesso o conhecimento e cultura são fundamentais, por isso, fez mais de 300 cursos livres de assuntos diversos como marketing, negociação, matemática financeira, gestão ambiental, tributos diretos e indiretos, substituição tributária, departamento pessoal, gestão de pessoas e continua agregando conhecimento sobre a natureza humana, experiência internacional com estudos em Londres, Buenos Aires e Cape Town, e vivencias em todos os continentes.

    Continue lendo em: http://www.bentojradvocacia.com.br/porqueacobranca-judicialemelhor-queacobranca-administrativa/

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)